Estamos imersos num grande mar de energias, oriundas das mais diversas fontes, dos mais diversos teores, das mais diversas qualidades.
Energias afins se atraem. Isto é um fato. Para comprovar isto basta avaliarmos a quem nos sentimos atraídos (para além do físico). Em muitas vezes nem sabemos o motivo, mas nos sentimos atraídos por esta ou aquela pessoa. O contrário também acontece, quando (sem nenhuma explicação plausível) não sentimos afinidade com determinadas pessoas. Traduzindo isto, nos sentimos atraídos ou não pelo padrão de energia que a pessoa emite.
Até aqui eu fiz referência a pessoas. Mas vai muito mais além do que isto.
Lugares também tem a sua energia. Existem lugares aos quais nos sentimos bem e existem lugares que nos sentimos mal. Conversas (ou assuntos) são energias que as pessoas emitem, então é comum não nos sentirmos bem com determinados assuntos. As vezes temos afinidade com alguém, mas em determinado momento esta pessoa inicia um assunto que nos é desagradável, passamos a repelir o assunto. Ou, se mesmo percebendo o desagrado, insistimos em receber esta energia, inicia-se um processo de proteção (inconsciente) para nos livrar daquilo (ou nos afastar do lugar, ou mudar o assunto). Este processo pode gerar reações físicas no corpo, como tonteiras, dores de cabeça, náuseas, diarréias. Não significa que todas as vezes que sentir um destes sintomas é porque estou em meio a uma energia que não tenho afinidade.
É possível estar num lugar onde não temos afinidade e, ainda assim, permanecermos íntegros? A resposta é: Sim! Podemos criar situações onde naturalmente repelimos aquilo que não nos faz bem sem criar nenhum transtorno. Mas se puder evitar, com certeza, é melhor.
Até agora estamos nos referindo a nossa afinidade com as energias que nos circundam. Mas podemos ir mais a fundo, que é o objetivo aqui.
É comum criarmos conexões com estas energias que nos circundam de forma que passamos a absorvê-las. Vira uma “retro-alimentação”, pois ao mesmo tempo em que eu crio energias de um determinado teor, consumo energias de igual teor.
Quer saber quais as energias costuma criar? É bem simples. Basta examinar quais são as reações que tomamos sem pensar. Quando alguma coisa acontece, reagimos no impulso, sem o raciocínio. Este é o nosso instinto. Avalie o teor de seus instintos e vai conseguir determinar o que você realmente atrai para si.
Obviamente isto é possível de ser mudado. Requer treino, como tudo na vida. Mágicas só acontecem em contos de fadas, na vida real é necessário treinar nossas reações. Inicialmente é tomar consiência do que realmente queremos para nossa vida. E a partir disto mudar nossas reações, mesmo que tardiamente, mesmo que de forma mecânica. Mas fazer algo diferente.
Se a nossa reação instintiva é sempre atacar quando somos ofendidos, é necessário realizar um esforço para transformar esta reação em algo mais positivo. Ao sermos atacados é só não revidar. Sei que isto não é uma tarefa fácil de ser feita, mas é possível. E é claro que nas primeiras vezes que isto acontecer ainda iremos revidar, mas assim que o nosso racional tomar o controle, iremos silenciar. A mudança pode ser lenta, mas é importante que seja feita.
Este foi apenas um exemplo, dentre tantos outros.
E existe um comportamento que não é tão contundente quanto a um revide de uma ofensa, mas é tão prejudicial quanto. E então, neste momento, convido a quem esteja lendo, a avaliar as suas conexões voluntárias. Estas conexões são realizadas sempre que fazemos uma afirmação. Exemplos:
- Minha vida é muito difícil!
- Nunca tenho dinheiro!
- Pra mim nada é fácil!
- Na minha vida tudo dá errado!
- Sou pobre e não tenho condições para isto!
- Tá tão bom que a qualquer momento vai acontecer alguma coisa ruim!
- Nunca ganho nada!
Existem inúmeras afirmações. Mas estes são alguns exemplos.
Quando alguém diz algo assim, em que ela está conectando? Quando afirmo que minha vida é difícil, estou me conectando na dificuldade. O que vou atrair? Mais dificuldades! Quando afirmo que nada na minha vida dá certo, atraio todas as situações para atrapalhar minha vida. E assim por diante.
Ao passo que se eu silenciar estas afirmações já é um ganho enorme. Mas eu posso fazer mais. Eu posso conectar na boa energia. Toda situação que nos acontece tem um lado positivo. Por que não me ligar a este lado positivo? É a melhor forma de atrair a positividade. Ao invés de dizer que minha vida é muito difícil, posso dizer que sento feliz por estar conseguindo vencer as dificuldades.
Inicialmente o trabalho é modificar as frases que falamos. Depois passamos a treinar mudar os pensamentos que originam tais frases, porque podemos até não pronunciar mais as frases, mas ainda estamos criando a energia delas. Mas é assim, devagar, que vamos conseguindo nos modificar.
Quanto mais geramos energia boa, mais atraímos energia boa. Quanto mais energia positiva nós gerarmos, mais energias positivas iremos atrair.
A pergunta que deu início a este texto ainda é válida: “Qual a sua conexão?”.